O Sisla - Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental é um dos produtos do Projeto GeoMS, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária e Imasul. Foi implantado em Mato Grosso do Sul em outubro de 2008 e o I3Geo é usado para o desenvolvimento do sistema. O Sisla é utilizado pelos gestores, fiscais ambientais, empreendedores e consultores, via WEB (http://sisla.imasul.ms.gov.br). O seu uso tornou a tramitação dos processos sobre licenciamento ambiental mais rápida e segura. Um usuário, com informações georreferenciadas (ponto ou polígono) do seu empreendimento, obtém a análise espacial do seu entorno em apenas 2 minutos. Além disso, o SISLA, disponibiliza via WEB, num mesmo formato digital, as bases espaciais temáticas (áreas indígenas, áreas protegidas, cobertura vegetal, relevo, drenagem, imagens de satélite etc) do Estado do Mato Grosso do Sul. Atualmente já se observa seu uso por estudantes e pesquisadores.

         A tecnologia de informação é a base de concepção do SISLA, destacando o uso e disseminação de softwares livres voltados à temática de geotecnologias (sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, banco de dados georreferenciados, consultas e disponibilização de dados via WEB). Foi implementado com rotinas PHP, Mapserver, Banco de dados PostGreSql/PostGis e JavaScript.

O sistema permite a adição de dados de propriedades rurais, funcionalidade requerida pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) e previsto no Novo Código Florestal. É uma ferramenta auxiliar tanto à implantação do próprio Código Florestal quanto ao desenvolvimento de leis e regulamentações em níveis federais, estaduais e municipais.


O projeto GeoMS - Sistema de Informação Georreferenciada como apoio à tomada de decisão - estudo de caso: Estado de Mato Grosso do Sul foi concebido para monitorar o espaço rural e facilitar a regularização e o licenciamento ambiental. Foi coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), em parceria com o IMASUL - Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Campo Grande), a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande), o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos, MS) a UFMS (Campo Grande, MS) e a Fundapam - Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Campo Grande, MS), financiado pelo Governo de Mato Grosso do Sul.


Coordenação

Parceiros

C:\Palestras_4oGeoMS\Imasul.jpg

C:\Palestras_4oGeoMS\inpe.jpg

C:\Palestras_4oGeoMS\CNPGC.jpg

C:\Palestras_4oGeoMS\UFMS.jpg

C:\Palestras_4oGeoMS\Fundapam.jpg


Dados manipulados no SISLA

Levantamento e Atualização

Gerados pelo Projeto

2010 - Sisla - Todos os direitos reservados. All rights reserved - Embrapa